quinta-feira, 6 de março de 2008

Pesquisa e Universidade: Duas faces da mesma moeda

Sergio Graziano
Professor da Unesc
Doutor em Direito pela PUC/RJ

Em sentido amplo, não há universidade sem pesquisa e a seu turno a pesquisa encontra na universidade seu locus privilegiado. Portanto, a idéia de pensar pesquisa é originária da necessidade de recuperar uma reflexão mais adequada e, na verdade, expor de forma mais efetiva sua função nas universidades. Nosso compromisso, enquanto professores universitários, é proporcionar uma gestão de pesquisa que cumpra, ao menos, uma adequada e qualificada formação dos discentes, constituindo-se no melhor espaço à produção do conhecimento.

Juntamente com o ensino e a extensão, atividades tipicamente das universidades, a pesquisa exerce função reparadora e de consolidação nas universidades. Ela exerce função reparadora quando permite a constituição de novos e diferentes conhecimentos e exerce a função de consolidação quando reafirma que a própria universidade é o local de discussão, produção e divulgação do conhecimento.

Do ponto de vista interno das universidades, entendo que este é o momento mais adequado para uma redefinição das políticas institucionais sobre a pesquisa, inclusão social e democratização dos espaços acadêmicos na tentativa de entender as contemporâneas crises sociais, políticas e econômicas. Em rápidas e mal traçadas linhas esta é minha contribuição à presente discussão.

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