quinta-feira, 23 de abril de 2009

CANDIDATO DA SITUAÇÃO ADMITE POSSIBILIDADE DE “FUSÃO” ENTRE UNESC-UNISUL

Na entrevista-debate realizado no dia 20/04, na Rádio Som Maior, Prof. Gildo Volpato, candidato à Reitor pela situação, admitiu a possibilidade de no futuro haver uma fusão entre Unesc e Unisul. Quando o jornalista Adelor Lessa perguntou sobre a possibilidade de haver uma união entre as duas Universidades, o candidato da situação revelou o verdadeiro sentido do seu slogan de campanha: a Unesc está aberta até mesmo para uma privatização ou para ser entregue para uma outra instituição.
Na prática, o que irá ocorrer se no futuro haver uma fusão entre Unesc-Unisul? A Unesc possui cerca de 12 mil estudantes, a Unisul possui mais de 50 mil; a Unesc possui um orçamento anual de aproximadamente 60 milhões de reais, a Unisul de cerca de 200 milhões; a Unesc fez a opção por um Campus universitário e um projeto regional, a Unisul é uma instituição com multi-campi (Campus de Tubarão, Campus na Grande Florianópolis, Campus no Norte da Ilha, Campus de Araranguá, Campus Unisul Virtual); na Unesc os reitores e coordenadores de Cursos de Graduação são eleitos diretamente pelo voto universal, na Unisul os reitores são eleitos num Colegiado fortemente controlado pelo Reitor e os coordenadores de cursos são indicados; a Unesc ainda possui uma estrutura administrativa acadêmica e comunitária, a estrutura administrativa da Unisul é semelhante a de uma empresa, organizada para fins lucrativos.
Portanto, se houver uma futura “União” entre as duas Universidades, tudo indica que a Unesc será simplesmente incorporada como mais um Campus da Unisul. Essa é a visão de futuro que o candidato da situação, Prof. Gildo Volpato, visualiza para a nossa Universidade. Os professores Carlos Magno e Edson Rodrigues, diferentemente do candidato da situação, visualizam um futuro com uma Unesc mais Comunitária.

0 comentários: