domingo, 22 de março de 2009

Evento reúne mais de 300 para debater crise nas Comunitárias do sistema ACAFE



Na noite do dia 20 de março o DCE/UNESC, com o apoio do GIEDUC, reuniu mais de 300 pessoas para debater a crise das universidades do sistema ACAFE. EStavam presentes alunos e professores de diversos cursos da UNESC, coordenadores de cursos, funcionários, os vereadores Douglas Mattos e Ivan Westphal (Camisa), os deputados federais Jorge Boeira (PT) e Acélio Casagrande(PMDB) e pessoas da comunidade externa.
Os trabalhos foram coordenados pelo prof. Carlos Magno, membro do GIEDUC, sendo a mesa integrada pelo presidente do DCE, Roberto Rizzatti Filho, e pelos debatedores, Edenilson Petter (UCE), Geraldo Barbosa (ADESSC) e Lédio Rosa de Andrade.
No debate ficou evidenciada a importância da contribuição que as comunitárias deram à sociedade ao proporcionarem ensino superior de qualidade ao interior de Santa Catarina durante mais de 40 anos de existência.
Duras críticas foram lançadas pelos debatedores ao modelo de gestão de universidades comunitárias que explicitam uma verdadeira apropriação do espaço público comunitário pela lógica privada, com graves consequencias para estas instituições, muitas delas já inviabilizadas ou em vias de atingir a insolvência.
Experiências positivas foram também destacadas e a UNESC foi uma delas, em especial por seu sistema democrático de escolha dos reitores, ainda vigente.

0 comentários: